
Este peculiar petisco, o qual parece um “pastelzinho”, é bastante popular no Japão e Coréia. A princípio foi inventado pelos Chineses, porém hoje, podemos encontrar em quase todos os restaurantes orientais do Brasil.
Receita Base para Massa
- 300g de farinha de trigo
- cerca de 200ml de água fervente
A receita para a massa, pode ser usado tanto para Guioza como para o Mandu
Peneirar a farinha numa vasilha e fazer uma cova no meio, onde você vai despejar a água e misturar {com colher} até formar uma massa farofenta {a marca da farinha pode influenciar na quantidade de água}. Quando a temeperatura ficar suportável, amassar com as mãoes para verificar a necessidade de mais água – a massa tem que ficar maleável . Despejar na mesa e sovar até ficar macia {não fica totalmente lisa, é uma massa bem rústica}. Cubra com um pano de prato bem torcido e deixe descansar por 1 hora.
Receita para o Recheio
- 300g de pernil
- 300g de folhas de acelga ou repolho
- 1 maço de nirá (versão japonesa da nossa cebolinha)
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- 2 colheres (sopa) de sakê ou vinho branco
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
- 1 colher (sopa) de molho de ostras – opcional
- 1 pitada de açúcar
- 1 pitada de sal e aji-no-moto

MODO DE PREPARO
Processar a carne de porco até ficar moída e despejar numa vasilha grande. Picar a acelga e o nirá bem fininhos e juntar à vasilha da carne de porco. Adicionar os temperos e amassar tudo muito bem. Deixar na geladeira por pelo menos 30 minutos
Dividir a massa toda em dois e abrir cada porção num cordão {uns 2 cm de espessura}. Cortar fatias de 1 cm e abrir cada uma na mesa com rolo (tudo bem enfairinhado pra não grudar} – abrir cada disco em uns 5cm e depois http://casinoin.us/ esticar apenas as beiradas pra que fiquem bem finas, quase transparentes {o meio vai ficar mais gordinho}. Rende aproximadamente 30 discos.
Pegar um dos discos e molhar as bordas com água. Colocar cerca de 1 colher de sopa de recheio no meio e fechar. A água vai fazer com que as bordas grudem.
• Se você for fritar (guioza): Aquecer bem uma frigideira em fogo alto, despejar fio de óleo e dispor os guiozás formando um círculo em leque, com a parte que franziu para cima. Despejar 150ml de água fria sobre os guiozás e tampar. Diminuir o fogo para médio e cozinhar até secar a água, cerca de 15 minutos. Tirar a tampa, jogar mais um fio de óleo e fritar até dourar bem a parte de baixo. Cubra com um prato maior que a frigideira e vire a frigideira. Sirva logo em seguida com molho feito com shoyu, um pouco de vinagre ou suco de limão e uma pitada de la-yú (óleo chinés apimentado, vendido em lojas de produtos orientais).
• Se você for cozinhar (mandu): Pegar uma panela grande, enchê-la na altura de uns quatro dedos de água e levar ao fogo para ferver. Coloque alguns mandu e use a escumadeira para retirá-los. Eles estarão bons quando começarem a flutuar – tipo nhoque. Não os deixe muito tempo fervendo na água que isso pode estourá-los e fazer vazar todo o recheio.
Fonte: Sernaiotto